Ninguém terá uma carteira igual à tua

Mikael, Joel e Pedro. São estes os nomes dos criadores da Wallet da Seiça, “uma carteira personalizável, feita totalmente à mão e que permite que utilizador se reveja no acessório em questão, isto é, que seja um pedaço de ti”. Este produto foi lançado em novembro de 2017, mas este trio de criadores desta marca contou ao ESTA SOU EU que já era um sonho antigo.
Em 2008, o Mikael, um Engenheiro do Ambiente de 26 anos, mais conhecido por Mika, teve a ideia de produzir a sua própria carteira. Ainda andava na Escola Secundária de Cantanhede quando começou a usar materiais “tais como pacotes de leite, folhas de jornais ou recortes de banda desenhada” para fazer uma carteira utilizando “fita isoladora, papel de plastificar, agrafos e velcro”. Mika gostou tanto disto que não fez só uma. Fez várias, para si e para os amigos mais próximos, “que acharam a ideia original e funcional”. Desta forma, as pessoas podiam ter carteiras com padrões escolhidos por elas.
O tempo foi passando e sempre que o Mika se juntava com os amigos “o assunto das carteiras surgia como tema de conversa, dado que acreditávamos que tínhamos capacidade para melhorar exponencialmente o produto, tanto a nível estético como a nível do material utilizado”. O objetivo principal era criar carteiras com qualidade e durabilidade.
Passaram seis anos e, em 2014, o Mika ainda fazia carteiras. Então, Pedro, um advogado com 25 anos amigo e colega de casa do Mika na altura, resolveu juntar-se ao projeto para consolidar a ideia. Projeto esse que só ganhou realmente vida, enquanto “processo/produto com pernas para andar”, no verão de 2015. “Numa das numerosas reuniões de amigos”, Joel também se juntou ao clã, um designer gráfico de 24 anos. Foi nessa reunião que decidiram criar um logotipo e escolher o nome que hoje apresenta o produto, Wallet da Seiça. A escolha do nome prende-se com o facto de este ser “uma das várias alcunhas que temos para o Mika” (e deixa-me só dizer-te que este trio me revelou que o Mika tem cerca de 40 alcunhas :D). 
2016 foi o ponto chave para o desenvolvimento do projeto. Foi um ano de consolidações em que os três amigos estudaram e melhoraram o protótipo. Um ano mais tarde, em 2017, “decidimos que já tínhamos informação suficiente para trabalhar num protótipo otimizado e comercializável”.
O protótipo final ficou à responsabilidade de Joel e Mika, que o criaram em novembro do ano passado “com o intuito de o lançar para o mercado, criando um processo produtivo e um público-alvo bem definidos e uma estratégia de marketing alicerçada, tanto nas redes sociais como no clássico boca a boca, que tantas carteiras tem vendido”.
A produção das carteiras caracteriza-se por um processo complexo e, atualmente, são produzidas com polipropileno, nylon e íman. O conceito deste produto prende-se, segundo os três jovens, com “a personalização, comodidade e irreverência”. O facto de ser um produto personalizável, faz com que “todos possam ter a sua própria carteira”.
As perspetivas para o futuro são boas e os criadores deste produto original estão a “produzir carteiras e a melhorar constantemente o protótipo inicial, através do feedback que vamos recebendo e dos testes que a que vamos submetendo as carteiras, dado que temos como um dos focos principais, e apesar de toda a carteira ser personalizável, a qualidade material da mesma”. Para já produzem apenas carteiras, mas revelaram ao ESTA SOU EU que não colocam de parte “a hipótese de alargar o leque e estender o produto/conceito para outros campos de actividade, sendo que queremos consolidar a Wallet como uma marca tendo por base a carteira, uma vez que esta é a base da história deste projeto e na qual nós depositamos grandes esperanças. Neste momento estamos a trabalhar na otimização e automatização do processo, sendo que num futuro próximo queremos começar a comercializar em pontos de venda físicos, mantendo sempre a venda online”.   
Para dar mais notoriedade ao produto, foram criadas páginas da Wallet da Seiça nas redes sociais Facebook e Instagram. É a partir daqui, e através do email walletdaseica@gmail.com, que os interessados em ter uma carteira personalizável podem entrar em contacto com os criadores da marca. 
O Mika, o Joel e o Pedro querem “colocar uma Wallet da Seiça em todos os bolsos. A carteira em si é um acessório indispensável e com a Wallet da Seiça, queremos torná-la num pouco de cada um”.  

Eu e o ESTA SOU EU já temos uma Wallet da Seiça. E tu? De que estás à espera?
Wallet da Seiça – Faz a tua!

--
Susana Pereira Oliveira

Comentários

Mensagens populares